Com o mercado imobiliário brasileiro como ativo em evidência, especialmente em regiões desenvolvidas, a busca de novos motores para o incremento da rentabilidade é constante. Longe dos tradicionais aspectos que diferenciam destinos com oportunidades imobiliárias, a cidade do litoral catarinense de Itajaí é um caso a parte que atrai público de alta renda pelas águas e pela infraestrutura náutica "na porta de casa". Em 10 anos, desde 2015, com a aposta do município em se tornar um polo náutico e a instalação da Marina Itajaí, no centro e com estrutura moderna para lanchas e iates, espaços para eventos, gastronomia e lazer que integra a comunidade, o salto imobiliário foi de cerca de 250%. Hoje, Itajaí é uma das top 5 do metro quadrado nacional e com previsões positivas para novos saltos.
De 19 de agosto a 19 de setembro, a Marina Itajaí promove seu primeiro Festival Gastronômico, que une os restaurantes Zebuíno Parrilla e Fogo e o Zephyr em um cardápio exclusivo de inverno. Por R$ 99, o público poderá escolher entre opções que vão de cortes nobres na parrilla a receitas de inspiração mediterrânea. A expectativa é receber 2.500 pessoas ao longo de todo o evento e registrar aumento de 30% no movimento dos restaurantes em relação ao mesmo período do ano anterior.
Navegar em uma lancha deixou de ser realidade para poucos. O lazer náutico tem se popularizado no mundo todo e, principalmente, na era "pós-COVID", vem se tornando símbolo de bem-estar e de um estilo de vida que, em lugares privilegiados como o Brasil, com clima apropriado o ano todo e belezas incomparáveis, se estende por todas as estações. No entanto, enquanto os EUA vendem mais de 230 mil embarcações de lazer por ano, o mercado brasileiro não chega a comercializar 2% desse montante. Porém, iniciativas privadas e públicas começam a revelar o "gigante escondido" graças à excelência industrial, a novas e modernas marinas e a incentivos públicos e privados para impulsionar a cultura da navegação no Brasil.
Etapa do Circuito Marina Itajaí será realizada nos dias 23 e 24 de agosto em Navegantes, com regatas de oceano e monotipos. Mais de 220 velejadores são esperados. As provas poderão ser assistidas da orla, entre a Praia do Pontal e o Gravatá. O evento integra o 3º Festival Náutico e inclui shows e atividades culturais. Velejadores interessados podem se inscrever até 21 de agosto.
Válida para a temporada 2026, a iniciativa prevê descontos de 20% e 30% nas estadias no complexo para embarcações que competem em eventos de vela nacionais e regionais, conforme critérios estabelecidos na campanha. A proposta busca fortalecer a cultura náutica e ampliar o número de veleiros nas competições. As vagas com desconto são limitadas.